30 de out. de 2008
Seminário na AMADA >> Associação Macaense de Deficentes Auditivos<<
28 de out. de 2008
15/10 >> Dia dos Professores<<
As bolas de papel na cabeça, Os inúmeros diários para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas.
27 de out. de 2008
RECEITA DE ALFABETIZAÇÃO X ALFABETIZAÇÃO SEM RECEITA
- Ingredientes:
1 criança de 6 anos
1 sala de aula decorada
1 cartilha
- Preparo:
Pegue a criança de 6 anos limpe bem, lave e enxagüe com cuidado. Enfie a criança dentro do uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula (decorada com motivos infantis). Nas oito primeiras semanas, sirva como alimentação exercícios de prontidão. Na nona semana, ponha a cartilha na mão da criança.
Atenção: tome cuidado para que ela não se contamine com o contato com os livros, jornais, revistas e outros materiais impressos.
Abra bem a boca da criança e faça com que ela engula as vogais. Depois de digeridas as vogais, mande-a mastigar uma a uma as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no mínimo sessenta vezes. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos.
Mantenha a criança em banho maria durante quatro meses fazendo exercícios de cópia. Em seguida faça com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não embolar.
Ao fim do oitavo mês espete a criança com um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e vereifique se ela devolve pelo menos 70% das palavras e frases engolidas.
Se isso acontecer: Considere a criança alfabetizada Enrole-a em um bonito papel de presente e despache-a para a série seguinte.
Se isso não acontecer: Se a criança não lhe devolver o que lhe foi dado para engolir, recomece a receita desde o começo, isto é, volte aos exercícios de prontidão. Repita a receita quantas vezes for necessário. Se não der resultado ao fim de três anos enrole a criança em um papel pardo e coloque um rótulo: "aluno renitente"
ALFABETIZAÇÃO SEM RECEITA
Alfabetização sem Receita
Pegue uma criança de seis anos mais ou menos, no estado em que estiver, suja ou limpa, e coloque-a numa sala de aula onde existam muitas coisas escritas para olhar, manusear e examinar.
Sirva jornais velhos, revistas, embalagens, anúncios publicitários, latas de óleo vazias, caixas de sabão, sacolas de supermercado, enfim, tudo o que estiver entulhando os armários de sua casa ou escola e que tenha coisas escritas.
Convide a criança para brincar e ler, adivinhando o que está escrito. Você vai descobrir que ela sabe muita coisa! Converse com a criança, troque idéias sobre quem são vocês e as coisas que gostam ou não. Depois escreva no quadro algumas coisas que forem ditas e leia para ela. Peça à criança que olhe as coisas escritas que existem por aí, nas ruas, nas lojas, na televisão. Escreva algumas dessas coisas no quadro.
Deixe a criança cortar letras, palavras e frases dos jornais velhos. Não esqueça de pedir para que ela limpe a sala depois, explicando que assim a escola fica limpa.
Todos os dias leia em voz alta alguma coisa interessante: historinhas, poesia, notícia de jornal, anedota, letra de música, adivinhação, convite, mostre numa nota fiscal algo que você comprou, procure um nome na lista telefônica.
Mostre também algumas coisas escritas que talvez a criança não conheça: dicionário, telegrama, carta, livro de receitas. Desafie a criança a pensar sobre a escrita e pense você também.
Quando a criança estiver tentando escrever, deixe-a perguntar ou ajudar o colega. Aceite a escrita da criança. Não se apavore se a criança estiver "comendo" letras. Até hoje não houve caso de "indigestão alfabética".
Invente sua própria cartilha, selecione palavras, frases e textos interessantes e que tenham a ver com a realidade da criança.
Use sua capacidade de observação, sua experiência e sua imaginação para ensinar a ler.
Leia e estude sempre e muito.
"Estamos chegando ao final de outubro, todos professores, já sentem a responsabilidade e percebem que o ano está prestes a se acabar.E o que ficou deste ano letivo? Os professores da alfabetização têem ainda mais uma "tensão final de ano" e pensando na descontração que se precisa nesta data, sem deixar de lado, a responsabilidade do professor alfabetizador a professora Franciane Magaldi oferece à todos este texto que de certa forma, mostra que o segredo para o sucesso na alfebetização é o estudo contante e a valorização de proporcionar e despertar o prezer da leitura nos nossos pequenos futuros leitores."
Valeu Tia Fran
25 de out. de 2008
Semana da Criança na Classe Especial
Todos comeram o bolo, feito por eles, na sala da Tia Heloisa, depois do recreio.
Para nós profissionais que trabalhamos na Classe Especial ficamos felizes com o sucesso da prática, pois mostrou que a inclusão deve acontecer em todas as áreas, incluseve trazendo também as crianças da classe regular para vivenciar um pouquinho na vida da Classe Especial.
Já na sexta (17/10) foi a vez do passeio, a turminha foi ao museu, foi um passeio maravilhoso, onde eles puderam apreciar o nosso museu e se comportaram muito bem, ouvindo com atenção tudo que era dito.
Vejam alguns flashs desse dia diferente:
À todas as crianças do mundo desejamos uma vida cheia de amor e o direito de construirem sua felicidade, com dignidade vivendo em sociedade...
19 de out. de 2008
Festa das crianças do 1º ano
Todos se divertiram muito, as professoras Franciane, Gilcilene e Shirley manteram a galerinha animada e mostrando todo charme no desfile, as meninas com muito charme e beleza equanto os meninos mostravam sua elegância.
À todas as crianças do Regina Celi desejamos um dia das crianças cheio de paz, saúde e muito amor...
PS:As fotos serão postadas o mais breve possível
5 de out. de 2008
Projeto: Vivenciando Libras!!!
4 de out. de 2008
Reunião de pais na Classe Especial
Nesta reunião os pais puderam conhecer um pouquinho de cada oficina realizada na sala de recurso, esclarecido pelos próprios profissionais que as ministram.
Além de contar com a presença da Secretária Municipal de Educação Isabel Pessanha e dirigida pela chefe da divisão da Educação Especial Sandra fontes, onde durante o encontro pôde-se mostrar algumas ações concretas realizadas pela Classe Especial incluindo a última vitória do EJA Especial no OLIMPED, que foram e trouxeram mts medalhas e sorrisos de vitórias.
Emoção não faltou durante o encontro...
Foi anunciado também a criação da associação de pais da criança especial destacando a fonoaodióloga Aline como grande mentora deste projeto de criação.
14 de set. de 2008
Última visita do caminhão Leia Brasil deste ano!!!
Tia benícia e Tia Ilma antes
A dramatização da ratinha que queria se casar foi a atração principal...
26 de ago. de 2008
Dia da Beleza!!
Além da oficina "Salão" que contou com manicure, corte e escova em cabelos e penteados, houve também oficinas de música, saúde oral, hora do banho e corpo e movimento. Nós da Classe Especial ficamos muito satisfeitos com o resultado deste projeto e agradecemos a todos que direta e indiretamente participou desse momento tão importante para nossas crianças.
Babado com Joselane!!!
23 de ago. de 2008
Falando um pouquinho da classe Especial!!!
Agumas das crianças atendidas pelas oficinas, também estão incluídas na classe regular.
Veja a baixo algumas das atividades realizadas por eles nas salas de recursos: