30 de out. de 2008

Seminário na AMADA >> Associação Macaense de Deficentes Auditivos<<

Nesta última quinta-feira ( 23/10/2008), os professores que trabalham na Classe Especial junto com os alunos da AMADA, participaram do encotro que aconteceu na própria unidade. Além das palestras para ouvintes e D.As. ( deficientes auditivos), houve também oficinas onde as pessoas q visitavam podiam interagir e participar das atividades relizadas com os deficientes auditivos no local, teve também aulão de LIBRAS e contação de peiadas em LIBRAS.
A atenção com o mercado de trabalho para os surdos, foi uma das palestras mais procuradas.
Um dia de capacitação e aprendizagem de vida, assim se resume este dia na vida de nós profissionais e alunos da AMADA.

28 de out. de 2008

15/10 >> Dia dos Professores<<

No último dia 15 comemorou-se o dia dos professores
vamos saudar a todos os mestres com duas mensagens lindas que retratam as maravilhas e controvérsias da profissão.

Homenagem ao Professor

As bolas de papel na cabeça, Os inúmeros diários para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas.
Tudo isso não foi o suficientePara te fazer desistir do teu maior sonho:Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas, certamente farão parte do seu dia a dia, e quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é e a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem hoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz.

Oração do Professor


Senhor!
Deste-me a vocação de ensinare de ser professor.
É meu compromisso educar,comunicar e espalhar sementes,nas salas de aula da escola da vida.
Eu te agradeço pela missão queme confiaste e te ofereçoos frutos de meu trabalho.
São grandes os desafios no mundoda educação, mas é gratificantever os objetivos alcançados,na trajetória para um mundo melhor.
Quero celebrar a formação de cadaaprendiz na felicidade deter aberto um longo caminho.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimentoque me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia coragem de sempre recomeçar.

Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador.
Dá-me paciência e humildade para servir, procurando compreender profundamenteas pessoas que a mim confiaste.
Ilumina-me para exerceresta função com amor e carinho.
Obrigado, meu Deus,pelo dom da vida e por fazer demim um educador hoje e sempre.
Amém!
À todos os professores, principalmente aos professores de Quissamã toda força para seguir nesse caminho de tropeços e vitórias...
Que Deus abençoe a todos!!!

27 de out. de 2008

RECEITA DE ALFABETIZAÇÃO X ALFABETIZAÇÃO SEM RECEITA

RECEITA DE ALFABETIZAÇÃO

  • Ingredientes:

1 criança de 6 anos

1 uniforme escolar
1 sala de aula decorada
1 cartilha




  • Preparo:


Pegue a criança de 6 anos limpe bem, lave e enxagüe com cuidado. Enfie a criança dentro do uniforme e coloque-a sentadinha na sala de aula (decorada com motivos infantis). Nas oito primeiras semanas, sirva como alimentação exercícios de prontidão. Na nona semana, ponha a cartilha na mão da criança.

Atenção: tome cuidado para que ela não se contamine com o contato com os livros, jornais, revistas e outros materiais impressos.

Abra bem a boca da criança e faça com que ela engula as vogais. Depois de digeridas as vogais, mande-a mastigar uma a uma as palavras da cartilha. Cada palavra deve ser mastigada no mínimo sessenta vezes. Se houver dificuldade para engolir, separe as palavras em pedacinhos.

Mantenha a criança em banho maria durante quatro meses fazendo exercícios de cópia. Em seguida faça com que a criança engula algumas frases inteiras. Mexa com cuidado para não embolar.

Ao fim do oitavo mês espete a criança com um palito, ou melhor, aplique uma prova de leitura e vereifique se ela devolve pelo menos 70% das palavras e frases engolidas.

Se isso acontecer: Considere a criança alfabetizada Enrole-a em um bonito papel de presente e despache-a para a série seguinte.

Se isso não acontecer: Se a criança não lhe devolver o que lhe foi dado para engolir, recomece a receita desde o começo, isto é, volte aos exercícios de prontidão. Repita a receita quantas vezes for necessário. Se não der resultado ao fim de três anos enrole a criança em um papel pardo e coloque um rótulo: "aluno renitente"

ALFABETIZAÇÃO SEM RECEITA

Alfabetização sem Receita

Pegue uma criança de seis anos mais ou menos, no estado em que estiver, suja ou limpa, e coloque-a numa sala de aula onde existam muitas coisas escritas para olhar, manusear e examinar.

Sirva jornais velhos, revistas, embalagens, anúncios publicitários, latas de óleo vazias, caixas de sabão, sacolas de supermercado, enfim, tudo o que estiver entulhando os armários de sua casa ou escola e que tenha coisas escritas.

Convide a criança para brincar e ler, adivinhando o que está escrito. Você vai descobrir que ela sabe muita coisa! Converse com a criança, troque idéias sobre quem são vocês e as coisas que gostam ou não. Depois escreva no quadro algumas coisas que forem ditas e leia para ela. Peça à criança que olhe as coisas escritas que existem por aí, nas ruas, nas lojas, na televisão. Escreva algumas dessas coisas no quadro.

Deixe a criança cortar letras, palavras e frases dos jornais velhos. Não esqueça de pedir para que ela limpe a sala depois, explicando que assim a escola fica limpa.

Todos os dias leia em voz alta alguma coisa interessante: historinhas, poesia, notícia de jornal, anedota, letra de música, adivinhação, convite, mostre numa nota fiscal algo que você comprou, procure um nome na lista telefônica.

Mostre também algumas coisas escritas que talvez a criança não conheça: dicionário, telegrama, carta, livro de receitas. Desafie a criança a pensar sobre a escrita e pense você também.

Quando a criança estiver tentando escrever, deixe-a perguntar ou ajudar o colega. Aceite a escrita da criança. Não se apavore se a criança estiver "comendo" letras. Até hoje não houve caso de "indigestão alfabética".

Invente sua própria cartilha, selecione palavras, frases e textos interessantes e que tenham a ver com a realidade da criança.

Use sua capacidade de observação, sua experiência e sua imaginação para ensinar a ler.

Leia e estude sempre e muito.

"Estamos chegando ao final de outubro, todos professores, já sentem a responsabilidade e percebem que o ano está prestes a se acabar.E o que ficou deste ano letivo? Os professores da alfabetização têem ainda mais uma "tensão final de ano" e pensando na descontração que se precisa nesta data, sem deixar de lado, a responsabilidade do professor alfabetizador a professora Franciane Magaldi oferece à todos este texto que de certa forma, mostra que o segredo para o sucesso na alfebetização é o estudo contante e a valorização de proporcionar e despertar o prezer da leitura nos nossos pequenos futuros leitores."

Valeu Tia Fran

Sejam Bem Vindos!!!

Sejam Bem Vindos!!!
Sejam Bem Vindos e voltem sempre!!!